Você trabalhou duro em sua postagem para as redes sociais, mas você tem noção de quantas pessoas vão realmente engajar com ela?
Descobrir os melhores horários de publicação resulta em mais do que só fazer alguns cliques se tornarem dezenas. Esses dados vão te ajudar a entender seu público de maneira profunda.
E se você acha que os melhores horários são os mesmos em todas as mídias, você está terrivelmente enganado. Seus potenciais seguidores são diferentes em cada rede e até mesmo em cada setor do mercado, e entender isso demanda mais estudo do que você imagina.
No entanto, é importante saber que não existe um horário perfeito para resolver seus problemas de engajamento.
Neste post vamos mostrar através de mapas de temperatura o comportamento do público em cada uma das redes sociais.
Quer saber como melhorar seus resultados e encontrar seu públicas nessas mídias? Continue conosco:
O Facebook ainda reina no mundo das redes sociais, com mais de 1.4 bilhões de usuários ativos todos os dias.
Além disso, é também a principal escolha para as empresas, sendo que 93% de profissionais de marketing usam a plataforma regularmente.
O que isso significa para sua marca?
Não é tão fácil atingir seus consumidores.
Ainda mais com as mudanças no algoritmo do Facebook, nas quais os usuários veem mais postagens de seus amigos e família em vez de páginas empresariais.
As marcas ainda conseguem engajamento orgânico, no entanto, muitas vezes atiram no escuro esperando que tudo dê certo.
Com esses dados conseguimos tirar insights importantes para que empresas consigam mais engajamento em suas páginas no Facebook.
Se os dados nos mostram algo é que engajamento consistentemente tem seus picos durante dias da semana e em horários perto do meio dia.
Para muitos usuários é o horário de almoço, o que significa maior tempo para usar seus celulares, navegando pelas redes sociais.
Em contrapartida, finais de semana tendem a ser horários mais pobres para engajamento.
A maioria das pessoas estão fora nesses dias, principalmente aos sábados. Não espere engajamento quando sua audiência está mais ocupada.
A maior rede social do mundo está passando por situações adversas, no entanto, ela ainda é a mais importante para as marcas, sendo um poço de oportunidades para sua empresa. E para entender como se aproveitar dessas oportunidades, recomendo alguns materiais:
Para empresas sem fins lucrativos, o Facebook é uma ótima maneira de gerar visibilidade para eventos e ampliar o alcance atualizações de sua organização.
Seja para alcançar antigos alunos ou novos estudantes, o Facebook é uma plataforma essencial para a visibilidade de instituições de ensino. Vamos entender então, como as pessoas engajam com empresas de educação no Facebook:
Mais da metade das marcas de saúde possuem um perfil no Facebook. Essa indústria demanda organizações serem mais presentes nas redes sociais. Esperamos que esses dados consigam te ajudar a alcançar sua audiência de forma mais efetiva nessa plataforma.
Enquanto o alcance do Facebook cai cada vez mais é cada vez mais importante do que nunca saber os melhores horários para publicação. E isso não é diferente para o ramo da tecnologia. E confira o que descobrimos:
Não importa se você está vendendo online ou em lojas físicas, o Facebook pode ser uma grande ferramenta de aquisição para garantir negócios e gerar visibilidade. Para empresas de bens de consumo, confira os melhores horários para atingir seus consumidores:
Mais de 80% das empresas brasileiras estão no Instagram, de acordo com a Social Media Trends, e esse número só cresce anualmente.
Com imagens de alto engajamento e vídeos de tirar o fôlego, o Instagram é o rei do conteúdo visual.
No entanto, existe um problema.
Assim como o Facebook, está cada vez mais difícil alcançar seu público organicamente e conseguir estar à frente do algoritmo dessa rede social.
Com a importância dessa mídia para os negócios e sua presença na vida dos usuários online, você provavelmente quer saber os melhores horários para ser certeiro em sua estratégia, certo?
Se você ainda não está convencido, saiba que o Instagram é a rede preferida de 47% dos usuários de redes sociais (dado também da Social Media Trends 2018).
Além disso, não podemos subestimar o poder dessas mídias para a geração de oportunidades de negócios. Então vamos contar o que foi descoberto:
Podemos tirar alguns insights interessantes e até mesmo surpreendentes com esses dados.
Para começar, alguns dos horários de maior engajamento são no final da madrugada, às 5 da manhã.
Um horário extremamente inusitado, mas que pode ser justificado por aquelas pessoas que acordam cedo e tem como o hábito checar o Instagram assim que acordam.
Outros bons horários de engajamento são nos meios da tarde durante dias da semana, o que caracteriza usuários que frequentemente olham suas redes sociais para se dispersar um pouco da rotina e o cansaço do dia.
Ao contrário do que podemos pensar, finais de semana não são tão piores para engajamento quanto dias da semana.
Na verdade, mesmo fora de casa, as pessoas usam seus celulares e estão altamente conectadas. Apesar disso, o engajamento cai bastante nas manhãs de Domingo e Segunda.
Atualmente é imprescindível para qualquer empresa estar nessa rede e saber como se portar nela. Afinal, o Instagram é considerado por muito a rede do futuro.
Pensando nisso, indico dois materiais para performar bem na rede:
Várias empresas sem fins lucrativos vem utilizando o Instagram para representar visualmente sua organização. Já conseguimos adiantar que os melhores horários para esse setor são parecidos com os gerais da plataforma.
Empresas do ramo de educação tem muitas oportunidades para engajar com seus aluno e ex-alunos com uma rede tão visual como o Instagram. Os melhores horários para publicação são:
Organizações desse setor estão perdendo oportunidades incríveis de engajar com seus consumidores e mostrar histórias inspiracionais se não estiverem no Instagram. Imagens e vídeos são conectam com os usuários de forma sincera e são imprescindíveis nessa indústria.
Empresas de tecnologia geralmente tem dificuldade em visualizar sua marca através das redes sociais. No entanto, existem muitas maneiras delas fazerem isso de forma efetiva. Pegar inspiração das melhores marcas no Instagram é um bom começo.
Esses são os melhores horários para essas empresas:
Com a introdução das lojas no Instagram, empresas de bens de consumo tem oportunidade de vender mais facilmente seus produtos. Por isso, é importante saber quando você terá possíveis compradores visitando o aplicativo.
Como você pode perceber, os horários que funcionam para cada rede social são bem variadas.
E, por mais que existam boas práticas e indicações de melhores horários para publicação, não existe fórmula mágica para engajar seu público.
Muito pelo contrário, se conectar com seus consumidores vai muito além de um horário de publicação.
Existem formatos de postagem, tom de voz, a percepção de sua marca e como você se relaciona todos os dias com seus seguidores.
Tudo isso representa muito mais sobre a relação de sua empresa com os usuários de redes sociais.
Se você quiser saber muito mais sobre como isso é possível, e tudo sobre marketing nas redes sociais é só entrar em contato conosco!